Por quê

O Brasil tem uma das legislações mais modernas do mundo no que se refere ao controle de armas de fogo. Em dezembro de 2003, o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor colocando em prática regras que ajudam a controlar a comercialização, o porte e o registro de armas no país.

Mas por que o desarmamento é necessário?

1. Porque a violência está demais:

- O Brasil é o país em que mais se morre e mais se mata com arma de fogo no mundo, segundo a ONU. Só em 2010, foram 34 mil mortos a tiros. Após a primeira Campanha de Desarmamento, em 2004, este número caiu 11%. A cada dia, morrem em média 95 brasileiros, vítimas das armas de fogo, na sua maioria jovens negros.
- O Brasil tem 2,8% da população mundial, mas responde por 7% dos homicídios por arma de fogo em todo o mundo
- No Brasil morre-se mais por arma de fogo (29,6%) do que por acidente de trânsito (25,1%)
- A taxa de homicídios por arma de fogo no Brasil é cinco vezes mais alta do que nos EUA.

2. Porque o jovem é a vítima:

- A arma de fogo é a primeira causa de morte de homens jovens no Brasil. No país, as armas de fogo são responsáveis pela morte de mais adolescentes de 15 a 19 anos do que todas as outras causas juntas, incluindo doenças e acidentes de trânsito.
- No Brasil, a probabilidade é 2,5 mais alta de um jovem morrer por arma de fogo (34%) do que num acidente de trânsito (14%)
- O jovem carioca corre 65% mais de chances de ser morto por arma de fogo do que um jovem nos Estados Unidos.

3. Porque ter arma em casa é um perigo:

Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos, uma arma de fogo em casa tem 22 vezes mais chances de ser usada em homicídios, acidentes, ou suicídios do que para defesa. Portanto, o alegado “direito de defesa” de o homem ter uma arma para proteger sua casa, na verdade viola o direito de sua família à segurança.

4. Porque o assassino pode ser você:

- A maioria dos homicídios não são cometidos por desconhecidos, mas por desentendimentos e agressões entre pessoas conhecidas. A arma de fogo transforma conflitos banais (brigas em boates, bares, trânsito, torcidas de futebol) em tragédias irreversíveis.
- No Rio de Janeiro, um em cada três crimes com vítimas de arma de fogo envolve uma pessoa conhecida, como parente, amigo, colega, vizinho ou empregado. Em São Paulo, 45% dos homicídios com arma de fogo envolvem pessoas que se conhecem. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 85%.

5. Porque armas causam acidentes:

- Ano Brasil, os acidentes são a principal causa de internação de crianças vítimas das armas de fogo
- Acidentes com armas de fogo matam em média um brasileiro por dia
- A cada três pessoas internadas em hospitais por ferimentos à bala, uma foi por acidente com arma

6. Porque quem reage morre:

- A pessoa que se arma tem a ilusão de que está protegida. O bandido tem a iniciativa do assalto e, se você tentar pegar sua arma, vai morrer. Se o criminoso encontra sua arma, vai usá-la contra você e sua família e ainda levá-la consigo.
- Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em 2000, concluiu que os que usam arma de fogo têm 56% mais chances de ser assassinados numa situação de roubo, se comparados com as vítimas sem arma.

7. Porque tirar armas de circulação ajuda a desarmar o bandido:

- No Rio, um terço (33%) das armas usadas pelo crime foi comprado legalmente e acabaram caindo nas mãos de bandidos. Involuntariamente o “homem de bem” que compra uma arma na loja acaba abastecendo o crime quando a sua arma é roubada num assalto, furtada, perdida ou revendida a terceiro
- Desarmar os bandidos é trabalho para a polícia. Quase todos os artigos do Estatuto do Desarmamento tratam de dar meios para a polícia combater melhor o crime organizado. O que falta é implementar integralmente a lei.

8. Porque a maioria das armas é brasileira e não contrabandeada:

- Circula o mito de que as armas que nos ameaçam são armas estrangeiras contrabandeadas. As armas estrangeiras e de cano longo são usadas nos enfretamentos entre quadrilhas e entre criminosos e a polícia. O que nos ameaça nos assaltos são pistolas e revólveres, na maioria produzidos no Brasil. Daí a importância do controle sobre essas armas legais, como prevê o Estatuto do Desarmamento.

9. Porque armas de fogo matam mais:

- Os crimes cometidos com arma de fogo são muito mais letais do que os cometidos com faca. A chance de morrer numa agressão com arma de fogo é de 75%, enquanto com arma branca é de 36%.
- As armas de fogo podem atingir várias pessoas em poucos segundos e provocam mortes por balas perdidas. Segundo o Instituto de Segurança Pública do RJ (ISP), 12 pessoas são vítimas de balas perdidas por mês no estado.

10. Porque as mulheres são vítimas:

- As mulheres também são vítimas: nas capitais do Brasil, 71% dos homicídios de mulheres são com arma de fogo.
- As mulheres não gostam de arma porque, quando o homem mata ou morre pelo uso de arma, a mulher assume a dor e o sustento da família.

11. Porque a campanha de 2004 fez efeito:

- A Campanha Nacional de Desarmamento de 2004/2005 reduziu em 11% o número de mortes por armas de fogo no país.

A campanha de entrega de armas é a oportunidade que você tem de se desfazer de sua arma e ser remunerado pelo governo, dentro da lei. Você pode receber de R$ 100,00 a R$ 300,00 de indenização.

Passo-a-passo de como entregar uma arma de fogo nos postos credenciados